Data: 18 de novembro de 2014 - das 08:30 às 17:00

Local: SOCIESC - Campus Marquês de Olinda -
R. Gothard Kaesemodel, 833 - Anita Garibaldi

Cidade: Joinville - SC

 

Congresso de Mobilidade Urbana 2020

 

Para quais caminhos do futuro a mobilidade urbana está nos guiando? Se por um lado, as tecnologias dos últimos anos contribuíram para a modernização dos veículos; acelerando em design, potência, conforto etc. Por outro, somos freados bruscamente pela falta de espaço e oportunidade de locomoção. Durante o século XX, o uso do automóvel foi uma resposta eficaz para a total autonomia na mobilidade diária, mas, no início do século XXI, o aumento dos engarrafamentos nas grandes cidades tem gerado a necessidade de pensar em novas alternativas de transportes sustentáveis em prol do meio ambiente, da economia e da sociedade.

Mobilidade Urbana surge, então, como um assunto que precisa ser explorado, discutido e colocado em prática. Por isso, a VDI-Brasil, está promovendo o Congresso Mobilidade Urbana 2020, em 18 de novembro de 2014, em Joinville. 

Mobilidade é o grande desafio global das cidades contemporâneas. Por isso, é necessário promover alternativas de locomoção mais sustentáveis e inteligentes nas grandes concentrações urbanas para que possamos caminhar para o progresso e não ficar estacionado nesta questão. A opção pelo automóvel, que parecia ser a resposta eficiente do século XX à necessidade de circulação, levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos. Esse quadro tem exigido uma nova postura por parte das prefeituras e da sociedade para a busca de soluções. Por isso, projetos de mobilidade urbana precisam ser planejados e necessitam de fortes e competentes parceiros. Assim, conseguiremos devolver a humanidade o direito de ir e vir, sem ter que dispensar horas e horas em um trânsito caótico e sem regras. Não dá mais para esperar, é necessário agir para que 'as coisas' literalmente andem! 

Atualmente, os programas de Mobilidade Urbana promovidos pelo governo federal (PAC 2) visam fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e das ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano, apoiando a qualificação e ampliação de infraestrutura de mobilidade urbana. Estão sendo investidos recursos em metrôs, Bus Rapid Transit (BRTs), veículos leves sobre trilhos, aeromóvel, entre outros.

É importante pensar no dia de amanhã, pois os projetos de mobilidade não são realizáveis em um curto período de tempo. "Conto com a sua presença!”

Christian Müller
Presidente VDI-Brasil

 

517efb333